Dicas de uma girl boss para organizar sua rotina

Novidades

Dicas básicas que vão otimizar o seu tempo – Aprenda com as girls bosses

Uma das maiores verdades que ninguém nos conta é que não nascemos com o dom da organização. Ao longo da nossa vida, criamos hábitos que, na repetição diária, entram no piloto automático e deixam nosso cérebro condicionado. As vezes isso causa estafa mental em nossa rotina e bloqueios criativos.

Nessa rotina estão inclusos: localização de objetos usados em nosso cotidiano, horários de compromissos, datas importantes e muitas outras informações. A desorganização pela falta de tempo e a ansiedade de manter tudo em ordem andam juntas.

Em algumas pessoas o senso de organização pode se desenvolver ao longo da vida, mas infelizmente isso não acontece com todos. Todo mundo já teve aquele momento da vida que pensou “agora eu vou ser organizado de verdade” e, duas semanas depois, se viu em meio ao caos. Isso é completamente normal, todos já passamos por isso e não há nada de errado!

O ditado “a pressa é inimiga da perfeição” se encaixa perfeitamente aqui. Sabe por que? Porque na correria do dia a dia, por mais que tentemos, nem sempre temos tempo suficiente para organizar tudo.

Pensando nisso, temos algumas dicas para otimizar seu tempo. Assim, além de cumprir suas responsabilidades, também sobra um tempinho para relaxar. Afinal, ninguém é de ferro!

Vamos as dicas

Anote tudo

Nem sempre a mente, ou melhor, a memória é nossa maior aliada. Então, anotar tudo o que você precisa lembrar pode ser uma alternativa interessante.

Se você for à moda antiga e amante de itens de papelaria, uma agenda será sua melhor amiga. Nela você poderá anotar tudo o que for importante. Datas, listas, lembretes, reuniões, entre outras coisas, anote! Use cores de canetas diferentes, post-it coloridos de acordo com a urgência do compromisso, tudo é válido para dar aquela ativada no cérebro.

Mas se você for uma mulher moderna e que na correria não consegue dar atenção para a agenda, baixar um aplicativo de lembretes ou usar ferramentas digitais são dicas que vão de encontro com o seu perfil. O sistema Android disponibiliza o Google Agenda que tem ainda o recurso de compartilhar com outras pessoas, quando você precisar.

Outra opção é o Keep. Uma espécie de bloco de notas do próprio Google, que fica sincronizado com o desktop. Isso significa que suas anotações feitas pelo celular também estarão visíveis caso você abra sua conta no aplicativo pelo computador ou em qualquer outra rede.

Procrastinação

Apesar de grandes gênios da arte, como Leonardo da Vinci, terem sido procrastinadores, acredite, esse não é um bom exemplo a ser seguido! Em outras palavras, a procrastinação é o famoso “pra que fazer agora, se posso fazer depois?”

Inicialmente pode te ajudar a relaxar um pouco, mas depois vem a culpa e a ansiedade. Deixar para depois o que poderia ter sido feito em poucos minutos muitas vezes gera stress e perda de produtividade.

Apesar de ser um hábito comum em muitas pessoas, a procrastinação acaba virando um grande problema quando impede o funcionamento normal das suas outras ações.

Por isso, seja na sua agenda ou bloco de notas, faça uma lista com suas tarefas. Separe em níveis de urgência, siga cada uma com calma e dedicação, sem deixar nada para trás.

Se organize

Principalmente dentro de casa, a organização é fundamental para o bom funcionamento da sua rotina. Sua casa é seu lar, por isso é preciso cuidar para que seja um ambiente acolhedor e que te passe boas energias.

Você pode começar procurando um local adequado para guardar os itens que costuma usar com frequência. Crie o hábito de organizá-los de maneira funcional, de modo que facilite a localização. Utilize caixas organizadoras e, caso seja necessário, coloque etiquetas para que as outras pessoas que moram com você também encontrem tudo sem precisar ficar te perguntando de cinco em cinco minutos. Isso vai te poupar muito tempo e ajudar a manter tudo organizado!

No trabalho

A maior parte das mulheres faz jornada dupla, algumas até tripla. Dividir o tempo entre casa e trabalho é fundamental. No trabalho, uma das melhores dicas é organizar seus horários.

Evite atrasos. Pensar em horas extras para concluir suas tarefas não é a melhor coisa a se fazer. Pensamentos deste tipo tendem a travar sua mente e impedir que a produtividade flua. Faça um cronograma para cada tipo de atividade e tente ao máximo segui-lo à risca.

Tenha o seu tempo

Ter um tempo para você é essencial. Entre tantos compromissos de trabalho, casa e família, ter um momento que seja apenas seu é muito importante. Isso irá ajudar a manter o equilíbrio do seu corpo e, principalmente, sua mente.

Quando nossa mente está cansada, nada funciona direito. Sejam algumas horas ou um dia por semana, procure relaxar como achar melhor. Lendo um livro, indo ao cinema, teatro, spa ou apenas ficando em casa de pijamas curtindo o que você gosta. Neste momento o foco é você!

Publicado em 23 maio de 2019

Venha conhecer nossa loja!