Ser multitarefa sem esquecer de você!

Novidades

O perfil de “multitarefa” sempre foi uma realidade para as mulheres 

Desde de muito tempo, antes mesmo das mulheres serem tão atuantes no mercado de trabalho nós já éramos multitarefa. Afinal, dar conta de todas as questões de uma casa exige de nós múltiplas funções. Trazendo o tema para os dias atuais, imagino que você está lendo essas primeiras linhas pensando no que irá fazer depois. E mais, com aquela sensação de “atrasada”. Bem vinda! Você faz parte do extraordinário mundo da mulher moderna. Compromissos infinitos, jornadas duplas, triplas e por aí vai…

Calma, você vai conseguir! Mas agora vamos falar sobre você. A rotina corrida de filhos, casa, trabalho é de perder o fôlego. Não perca. Respire! Se organize e coloque você na sua lista. Qual foi a última vez que o seu bem estar ficou em primeiro lugar? Se você não estiver bem, como vai conseguir cuidar do outro. Cuide primeiro de você. E isso não é egoismo. Sabe aquela recomendação dada em vôos para “se for preciso usar a máscara de oxigênio, coloque primeiro em você depois ajude a criança ao seu lado”; É isso! Para ajudar o outro você precisa estar bem! Separamos 3 dicas sobre esse assunto que vai te fazer olhar para a multitarefa por um outro prisma.

Técnicas que podem te ajudar a ganhar qualidade de vida

Planejamento Noturno

Essa é muito utilizada e recomendada por psicólogos. Funciona da seguinte maneira: pouco antes de dormir faça uma lista de seus afazeres do dia seguinte. Sabemos que imprevistos acontecem, mas ter planejado ao menos os eventos principais, otimiza seu tempo e ajuda manter o foco. Ah! Além de prevenir esquecimentos. Vale tentar!

Técnica Pomodoro 

Criada por Francesco Cirillo, no fim dos anos 80, é uma técnica de gerenciamento de tempo. Consiste na divisão do seu dia em períodos de 25 minutos de trabalho intenso e focado, seguidos por 5 minutos de descanso. O método é baseado na ideia de que intervalos frequentes podem melhorar a agilidade mental. Segundo a técnica, os momentos de relax, mesmo que “a prestação” vai ajudar a deixar o seu dia mais leve e melhorar a sua disposição.

Agende ‘e.mail’ no seu dia 

Essa é uma dica para as mulheres de negócios. Especialistas em produtividade recomendam separar um horário para lidar com seus emails e outras correspondências. Algo que realmente pode te ajudar a organizar a inevitável realidade de ser multitarefa. Ler e-mails as vezes sobrecarrega e toma tempo, então reservar um momento específico para isso é a dica dessa “técnica”. Assim você evita ou diminui o estresse de ler e responder e-mail, por exemplo, ao invés de tentar fazer isso enquanto está com a família ou durante outra atividade. Cada coisa precisa ter seu tempo.

multitarefa

Consequências da vida de quem é multitarefa

Culpa – tire dos seus ombros

Se culpar porque esqueceu alguma coisa não resolve nem ajuda em nada. Essa modernidade frenética suga a energia de qualquer ser humano e você não é uma heroína de contos de fadas ou histórias em quadrinhos

Estafa Mental e Baixa Autoestima

O resultado de todo esse estresse, provocado pela vida multitarefa se traduz em doenças e sintomas que interferem diretamente na produtividade e no funcionamento do nosso corpo.

Insônia, olheiras profundas, ganho de peso e até consequências mais graves aparecem entre mulheres multi. Alta liberação de cortisol, hormônio derivado do colesterol, que causa cansaço mental é outra consequência comum, que interfere diretamente na sua produtividade.

Além disso, afeta também a densidade muscular, que resulta em fraqueza. Tudo isso provoca entre outras coisas queda na nossa autoestima. Então, porque insistimos em fazer tantas coisas ao mesmo tempo? Cabe a nós desacelerar!

Não é fácil dar conta de tudo, e não precisamos dar! É muito importante que, no meio do caos, você encontre um equilíbrio. Pedir ajuda é um ato de grandeza. Além de melhorar sua qualidade de vida, você vai desempenhar suas tarefas com mais disposição.

Tirar um tempo para fazer algo que gosta é uma questão de saúde. Ler um livro, uma revista, meditar ou praticar exercícios, te conecta e te faz uma pessoa melhor.

Estudos apontam que filhos precisam de mães felizes para um crescimento saudável. Então, se programe para ser uma pessoa multitarefa consciente de que, as vezes, uma delas vai ter que ficar pra amanhã. Certamente a sua qualidade de vida e da sua família só vai melhorar!

No momento em que vivemos é difícil se desligar. Estamos conectados com tudo ao mesmo tempo, menos com a gente.

Se tudo é importante, coloque seu tempo livre nesse “tudo”. 

Publicado em 21 maio de 2019

Venha conhecer nossa loja!